Giamix Concreto - Barueri - Santana de Parnaíba - Cajamar - Itu - Salto - Indaiatuba - Ibiuna - Vargem Grande - São Roque
  • Atendimento GiaMix
  • 4020.6733 |11.4154.6000

Concreto em Araçariguama

ATUAMOS COM CONCRETO NA CIDADE DE ARAÇARIGUAMA
LIGUE 4020.6733 E FALE COM NOSSOS VENDEDORES

Araçariguama - Edificada em 1648, a Capela de Nossa Senhora da Penha foi o local onde Gonçalo Bicudo Chassin deu início ao vilarejo que, mais tarde, se tornaria o povoado de Araçariguama. Construída em taipa de pilão, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, que, em 1653, foi elevada à condição de paróquia e que, hoje, é a matriz do município, foi uma das mais importantes do território, então pertencente à Vila de Parnaíba.
A igreja localiza-se na área central do município e nas proximidades do Morro do Voturuna, onde, outrora, se encontravam os principais veios auríferos de São Paulo, tendo sido explorado por Affonso Sardinha já em 1578
Depois de várias reformas em suas bases, principalmente as registradas em 1772 e 1833 e a última entre 1965 e 1967, a Igreja de Nossa Senhora da Penha foi vitimada por algumas transformações em sua estrutura arquitetônica, resguardando, porém, as características básicas do período de sua construção.
No contexto da expansão territorial de São Paulo, guarda, em sua existência, um dos principais referenciais históricos de toda a região.
Em 2016, o Prefeito de Araçariguama alterou lei com a anuência da Câmara Municipal para autorizar construção de aterro que poderia contaminar nascentes. A construção atualmente está paralisada já que é motivo de uma disputa judicial que já dura três anos. O Tribunal da Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou a suspensão do prosseguimento dos trâmites para a construção do centro de gerenciamento de resíduos.


Fonte: Wikipedia

Outras Cidades: Barueri - Santana de Parnaíba - Cajamar - Itu - Salto - Indaiatuba - Ibiuna - Vargem Grande - São Roque

<< VOLTAR

X